DEM: Oposição com firmeza e responsabilidade

Prezada amiga,
Prezado amigo,

 

De todos os cantos do país estão chegando mensagens dos nossos filiados aprovando o conteúdo da nossa propaganda no horário eleitoral gratuito. Acredito que o Democratas em rede nacional de rádio e tevê é um sucesso por várias razões e a principal delas é que estamos fazendo Oposição com firmeza e responsabilidade.

Não é por acaso que o anúncio que mais atrai a atenção do público é o que mostra o presidente Lula afirmando que a crise financeira internacional, considerada um verdadeiro “tsunami” pelos economistas, chegaria ao Brasil como uma “marolinha”. Como sempre, foi uma declaração irresponsável do presidente da República.

Hoje, seis meses depois do início da crise, o Brasil, ao contrário do que o presidente Lula afirmou, está entre os países mais atingidos pela crise. Para nossa tristeza, ninguém afundou tão rapidamente. A queda foi puxada por forte retração no consumo das famílias, a maior em oito anos, e nos investimentos. O resultado foi pior do que o esperado.

O PIB (soma das riquezas produzidas no país) caiu 3,6% no último trimestre de 2008. Foi o pior desempenho desde 1996. As empresas passaram a demitir e suspender contratos de serviços terceirizados e o horizonte torna-se mais sombrio a cada dia. E de quem é a responsabilidade? É do presidente Lula? Na minha opinião sim, uma vez que ele não organizou as contas quando a economia estava bem.

E agora? Agora, no lugar do universo de crescimento da economia que tínhamos antes, temos na linha do horizonte a perspectiva de receber do presidente Lula um dos piores legados de todos os tempos: o legado da gastança e do descontrole das finanças públicas. Uma conta que, infelizmente, será debitada para cada um de nós, brasileiros.

Um abraço,

Saiba mais

 

Caiado: Movimento dos Sem-Terra é as Farc à moda brasileira

O líder do Democratas na Câmara, deputado Ronaldo Caiado, comparou o MST às Farc na Colômbia. Na semana passada, Caiado encaminhou requerimento ao ministro do Desenvolvimento Agrário, pedindo explicações sobre supostos repasses realizados pelo governo federal a entidades que seriam ligadas ao movimento. “O MST é a Farc brasileira financiada e armada pelo governo federal”. Caiado disse que a ideia central do movimento, que buscava a reforma agrária, foi perdida. “Desde a fundação da União Democrática Ruralista, nós mostrávamos que o MST era usado por pessoas para benefício próprio. Não respeitam o espaço democrático de direito, invadem e matam pessoas. O governo os financia por meio de entidades de fachada, que recebem e repassam o dinheiro para o MST”, disse. Ele lembrou que, no caso de Pernambuco, onde os sem-terra são acusados de assassinar quatro seguranças, o argumento do movimento é que as vítimas eram pistoleiros o que justificaria o assassinato.

 

CCJ do Senado aprova fim da prisão especial

Substitutivo do senador Demóstenes Torres (GO) quer por fim ao privilégio dos bacharéis e religiosos: a cela especial caminha para a extinção. Na quarta-feira, 11, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou a redução da lista de pessoas que têm direito à prisão. Segundo o senador Demóstenes, o projeto traz uma série de medidas destinadas a modernizar o Código de Processo Penal, em vigor desde 1941, ajudando a reduzir a população carcerária do País, hoje na casa das 450 mil pessoas. O projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados e precisa ser aprovado pelo plenário do Senado.

 

DEM realiza encontro estadual em Florianópolis

O Democratas realiza na próxima segunda-feira, 16, encontro estadual em Florianópolis com a participação das principais lideranças do partido. Estará presente o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, o presidente do DEM, deputado Rodrigo Maia, o líder na Câmara, deputado Ronaldo Caiado, o ex-senador Jorge Bornhausen, o deputado Paulo Bornhausen, além do senador Raimundo Colombo, anfitrião do evento. Segundo Colombo, que mobilizou toda a liderança partidária nos municípios, o objetivo do encontro é a execução do projeto a ser desenvolvido até às eleições de 2010, articulado em torno de sua candidatura ao governo do Estado.

 

Saiba mais

 

Senadores discutirão crise na exportação brasileira de carne

A preocupação com a retração do mercado internacional de carnes e o consequente fechamento de grandes frigoríficos no Brasil motivou a aprovação, na última terça-feira, 10, de requerimentos para a realização de audiências públicas sobre a situação da pecuária brasileira na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA). O senador Gilberto Goellner (DEM-MT), autor de um dos requerimentos, alertou para os problemas decorrentes da suspensão dos abates de animais, anunciada pela rede de frigoríficos Independência, uma das maiores exportadoras de carne bovina do Brasil. “O Brasil é o maior exportador mundial de carne bovina, sendo de interesse nacional a discussão de uma política de fortalecimento da pecuária e da indústria frigorífica”, disse.

Saiba mais

 

DEM terá candidato próprio ao governo de Minas em 2010

O Democratas decidiu na última quinta-feira, 5, durante reunião de sua bancada estadual e federal, que terá candidatura própria na sucessão ao Palácio da Liberdade, em 2010. O presidente do Diretório Estadual, deputado Carlos Melles declarou que o partido vai apresentar chapa majoritária no pleito de outubro do próximo ano. Ele informou que o partido irá ampliar sua base eleitoral no Estado com uma campanha imediata de filiação. Além disso, o DEM-MG quer incrementar seu projeto político-partidário junto a empresários e personalidades de destaque tanto na capital mineira, como no interior. Segundo Melles, o partido vai realizar seminário em Belo Horizonte, no final de abril, para traçar os rumos para 2010. O evento será voltado para prefeitos, vice-prefeitos e vereadores da legenda, além das lideranças regionais e municipais.

 

Saiba mais

 

Crise: Ihoshi vai ao Japão ajudar dekasseguis

O deputado federal Walter Ihoshi (SP), presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Japão (GPBJ), e seu vice, deputado William Woo (PSDB-SP), viajaram ontem em missão oficial ao Japão em busca de medidas e soluções que atenuem os problemas enfrentados pelos brasileiros residentes naquele país face à crise econômica mundial. Dentre os compromissos já agendados estão uma audiência com o primeiro ministro do Japão, Taro Aso, com a ministra de Planejamento Populacional, Yuko Obuchi. Para Ihoshi, esta viagem será fundamental para ajudar os dekasseguis. “Os brasileiros residentes no Japão estão sofrendo demissões em massa e passando por dificuldades de toda natureza. Por isso, lutaremos incansavelmente por projetos concretos que garantam o mínimo de segurança aos brasileiros”, salienta Ihoshi.

Saiba mais

 

Política com emoção

A convite do presidente da Fundação Liberdade e Cidadania, deputado Aleluia (BA), Drew Westen, psicólogo e consultor norte-americano, fez palestra em São Paulo sobre o "O papel da emoção no destino das nações" na última segunda-feira, 9. Na platéia, líderes do Democratas, do PPS e do PSDB ficaram atentos ao principal conselho: se o político perder a batalha da emoção ele certamente perderá a eleição.

 

Leitura Dinâmica

Santos Dumont, sim! - Rodrigo Maia, O Globo

A cada dia a mulher escreve sua história - Nilmar Ruiz

O general Petraeus - Cesar Maia, Folha de S. Paulo

Finalmente, o beija-mão - Demóstenes Torres, Blog do Noblat

« Voltar para o índice

Para retirar seu e-mail da lista clique aqui.

Você recebeu este e-mail porque foi registrado em http://www.democratasinforma.org.br para receber o boletim informativo do DEMOCRATAS.
Se esta newsletter for bloqueada, adicione contato@democratasinforma.org.br aos seus contatos. Vejas as edições anteriores.
Envie este boletim para um amigo. Filie-se ao partido.

© 2008-2017, DEMOCRATAS. Todos os direitos reservados.
#