Em Varginha, quase 30 mil vão às ruas

Prezada amiga,

Prezado amigo,


     Marquem o dia 16 de março de 2009 no calendário de vocês. Na tarde deste dia, quase 30 mil pessoas saíram às ruas de Varginha, cidade do Sul de Minas, para condenar a situação de penúria dos cafeicultores, setor que emprega mais de dez milhões de brasileiros. Com dívidas que somam R$ 4 bilhões, eles estão sentindo o peso da crise. A previsão é que a safra deste ano seja 20% menor que a do ano passado.


     Produtores e trabalhadores rurais foram às ruas. Tratores e caminhões ocuparam as avenidas centrais da cidade. O trânsito foi interditado para dar passagem a milhares de pessoas que caminharam em silêncio. Alguns taparam a boca com adesivos em sinal de protesto. A maioria dos oradores criticou o governo e quem tentou elogiar o presidente Lula da Silva foi vaiado.

     Ao ver aquela multidão expressando sua insatisfação com o governo, tive certeza que estávamos testemunhando um momento histórico. O momento em que a população mostrou, com justa razão, sua descrença em relação ao governo. Os deputados Ronaldo Caiado (GO), Carlos Melles (MG), Marcos Montes(MG) e Solange Amaral (RJ), que também foram a Varginha, compartilharam da mesma opinião.


     Quais foram as ações do governo para ajudar as pessoas a enfrentar a crise? Eu não conheço nenhuma. Não consigo entender também os critérios do governo para fazer a destinação dos recursos públicos. Ao mesmo tempo que afirma, por exemplo, que não tem dinheiro para os produtores de café, o governo injeta bilhões em bancos. Para mim, não faz sentido. Para os brasileiros que protestaram em Minas também não.


     É isso, um forte abraço e saudações democráticas,

 

DEM dá início à Caravana da Transparência

O Democratas anunciou que dará início, no próximo dia 30, à ‘Caravana da Transparência’, para fiscalizar as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) por todo o País. A primeira visita da Caravana será realizada em Pernambuco, terra natal do presidente Lula. Segundo o líder na Câmara, deputado Ronaldo Caiado (GO), dos 77 projetos com dotações orçamentárias nesse estado, 49 não tiveram qualquer recurso destinado. Caiado afirmou que a intenção é examinar detalhadamente cada um dos estados e chamar a sociedade para o debate. "O PAC da mentira, do marketing, está aí. Agora vamos botar um ponto final nessa demagogia e mostrar a vida como ela é", afirmou o líder. Depois de Pernambuco, a Caravana segue para o Piauí, no dia 3 de abril.

 

 

Saiba mais

 

Arruda: Internet e transparência

O governo do Distrito Federal mantém no YouTube um canal para aumentar a comunicação entre a população de Brasília e o governador José Roberto Arruda (DEM). Na página, o internauta pode conferir as realizações semanais do governo. O governador também esclarece suas decisões e responde às perguntas dos moradores. O sistema é um sucesso. Nada menos que 38 vídeos do governador já estão à disposição na página. Em todos estão as marcas da transparência e da seriedade que carcaterizam as administraçães do Democratas. Clique abaixo e assista ao Canal do GDF. 
 

Saiba mais

 

DEM quer ampliar prazo do seguro-desemprego

O deputados Ronaldo Caiado (GO) e Paulo Bornhausen (SC) (foto) apresentaram na Câmara na terça-feira, 17, projeto de Lei ampliando os meses de concessão do seguro-desemprego. Pela proposta, o seguro deve ser concedido aos trabalhadores demitidos por até um ano. Atualmente a lei prevê entre 3 a 5 meses. “A medida amplia os meses de concessão do seguro-desemprego, até que a economia se estabilize, os empresários voltem a recontratar e a indústria e o comércio expandam, novamente, os postos de trabalho”, afirma Caiado. Paulo Bornhausen ressalta que “cabe nesse cenário conturbado – mediante uma política de proteção dos efeitos da crise global – não apenas socorrer e ou punir bancos ou empresas e sim minimizar os efeitos do atual momento para milhares de trabalhadores brasileiros".

 

Raimundo Colombo: Força em Santa Catarina

Falcão, o melhor jogador de futsal do mundo, não teve dúvidas: achou “uma beleza” a festa do lançamento da pré-candidatura do senador Raimundo Colombo ao governo de Santa Catarina na segunda, 16, em Florianópolis. O craque do futsal marcou presença no Centro de Convenções, local do evento e gostou de ver a alegria e o entusiasmo da multidão. Mais de duas mil pessoas compareceram à festa do lançamento da pré-candidatura do senador Raimundo Colombo ao governo de Santa Catarina. Assista ao video da Convenção.

 

Saiba mais

 

Democratas nas Ruas chega à Petrolina

Democratas nas Ruas chegou ao Sertão do São Francisco para ouvir a população e falar de propostas para a região. A caravana esteve na última terça-feira, 17, em Petrolina, em um giro de quatro dias, que deve ser repetido por todo ano de 2009 para visitar os 184 municípios de Pernambuco. O objetivo é ouvir as demandas da população, além de identificar novas lideranças e reagrupar o partido no âmbito estadual. O evento contou com o presidente estadual do Democratas, Mendonça Filho, além de membros da Executiva e deputados estaduais  um roteiro marcado por reuniões e visitas a projetos, alguns paralisados, em mais seis municípios: Afrânio, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó, Cabrobó e Santa Maria da Boa Vista.

 

 

Saiba mais

 

Unale realiza Conferência em Belém

A cidade de Belém do Pará vai sediar a XIII Conferência Nacional dos Legislativos Estaduais, promovida pela União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale), entre os dias 27 e 29 de maio. O presidente da Unale, deputado estadual César Halum (DEM-TO), lançou oficialmente, na última quarta-feira, 18, a Conferência na Assembleia Legislativa do Pará, com representantes de várias casas legislativas. A conferência reunirá parlamentares de todo país para discutir a questão da Saúde Pública no Brasil. Entre as autoridades presentes, o governador de São Paulo e ex-ministro da Saúde, José Serra (PSDB-SP), entre outros especialistas no assunto.

Saiba mais

 

Democratas e a eleição presidencial de 2010

A composição dos dois pré-candidatos tucanos, Serra e Aécio, é a prioridade das lideranças do DEM em 2009. Clique no Saiba Mais e leia o editorial do jornal Valor Econômico intitulado 'Um aliado com muito mais poder ofensivo'.

Saiba mais

Leitura Dinâmica

Mst, para os íntimos, lúmpen - Kátia Abreu, Jornal do Brasil

O informal e o social - Cesar Maia, Folha de S. Paulo

A conta do MST quem paga é você - Eduardo Sciarra, site da Bancada

Para que existe o governo? - Rodrigo Maia, Diário de Petrópolis

 

« Voltar para o índice

Para retirar seu e-mail da lista clique aqui.

Você recebeu este e-mail porque foi registrado em http://www.democratasinforma.org.br para receber o boletim informativo do DEMOCRATAS.
Se esta newsletter for bloqueada, adicione contato@democratasinforma.org.br aos seus contatos. Vejas as edições anteriores.
Envie este boletim para um amigo. Filie-se ao partido.

© 2008-2017, DEMOCRATAS. Todos os direitos reservados.
#