Democratas, o partido da mulher e da cidadania

Prezada amiga,

Prezado amigo,

               Faço parte de uma geração que convive com gosto e naturalidade com mulheres fortes, competentes e poderosas. No comando das reuniões da Comissão Executiva do nosso Partido, tenho a honra e a alegria de discutir e compartilhar decisões com as seguintes líderes democratas: as senadoras Kátia Abreu (TO), Maria do Carmo Alves (SE) e Rosalba Ciarlini (RN), as deputadas federais Solange Amaral (RJ), Nilmar Ruiz (TO) e Nice Lobão (MA),  vice-presidente do partido, Valéria Vic Pires (PA) e a prefeita de Ribeirão Preto, Darcy Veras (SP).

               Mulher em posição de liderança, para nossa sorte, tornou-se rotina no país. Em 1980, 15% das famílias brasileiras eram chefiadas por mulheres. Em 2005, este número alcançou 30%. Além disso, elas são a maior fatia da população: 55,2%. Ante os números, cabe concluir que elas não precisam de favores ou de gestos de generosidade, mas da plenitude do reconhecimento legal, social e econômico a que têm direito.

               O Brasil jamais será uma sociedade moderna e plenamente desenvolvida enquanto homens e mulheres não viverem a prática absoluta da definição democrática de que são iguais perante a lei, mesmo sendo harmoniosamente diferentes. Este é um dos nossos principais compromissos e uma das minhas principais metas é aumentar a presença feminina no Democratas.

               Neste sentido, quero destacar o trabalho essencial na organização e na motivação das nossas filiadas que vem sendo desenvolvido pela deputada Nilmar Ruiz (foto), presidente do Mulher Democratas. Nesta segunda, 2 de junho, ela realizará o Encontro Nacional da Mulher Democratas. O evento, que acontecerá em Brasília, contará com nossas líderes estaduais e municipais.

               A gestão municipal com um olhar de gênero e a importância da mulher na política são temas que serão discutidos. Vamos ouvir a mulher democrata, aperfeiçoar nossas propostas e dobrar o número de filiadas. Afinal, um dos nossos slogans mais bonitos e significativos diz o seguinte: “Democratas, o Partido da Mulher e da Cidadania”.

               É isso, lugar de mulher é aqui, no Democratas. Um forte abraço e até a próxima semana,

 

 

PAC: Apenas 3% das obras estão concluídas

O Democratas, por meio da Caravana da Transparência, desmascarou uma
farsa montada pelo governo federal para alavancar a imagem da ministra
da Casa Civil, Dilma Rousseff, pré-candidata escolhida pelo presidente
Lula para sua sucessão. Levantamento realizado pelo Contas Abertas, com base nos relatórios estaduais divulgados pelo comitê gestor do PAC, revelou que apenas 3%das obras do programa estão concluídas. "A máscara caiu. Ficou comprovado que o PAC é um plano de marketing e não de obras", afirmou o líder Ronaldo Caiado, um dos integrantes da Caravana. A Caravana da Transparência do Democratas já passou por Pernambuco, Santa Catarina e, por último Sergipe. Nesse Estado, por exemplo, nenhuma obra foi concluída. Clique e assista ao vídeo da Caravana em Aracaju.

Saiba mais

 

Heráclito cobra ajuda aos desabrigados no Piauí

O senador Heráclito Fortes (PI) pediu ao governo federal que tome providências imediatas para socorrer as famílias atingidas com o rompimento de parte da barragem Algodões II, no município piauiense de Cocal. O senador levou ao Plenário sua preocupação e ressaltou que notícias dão conta de que a situação é muito grave. Heráclito afirmou que as autoridades já vinham sendo alertadas para os riscos, em consequência das fortes chuvas que atingem a região. No entanto, segundo ele, o governador Wellington Dias (PT), "respaldado em opiniões irresponsáveis de técnicos", tranquilizara a população. "Ele não tinha o direito de enganar a população nessa situação. Não atribuo a responsabilidade total ao governador, porque não é engenheiro. Mas ele não poderia, como governador, tranquilizar a população", reclamou o senador.

 

 

DEM diz não ao 3º mandato

Oito deputados federais do Democratas pediram oficialmente à Secretaria Geral da Mesa Diretora da Câmara a exclusão dos seus nomes da emenda que propõe o 3º mandato para o presidente Lula da Silva. São eles: deputados Francisco Rodrigues (RR), Jorge Khoury (BA), José Carlos Vieira (SC), José Maia Filho (PI), Walter Ihoshi (SP), Clóvis Fecury (MA), Felix Mendonça (BA) e Fernando de Fabinho (BA). Os democratas não admitem serem citados como "apoiadores" da lista apresentada pelo deputado Jackson Barreto (PMDB-SE), autor da PEC. O deputado Walter Ihoshi (foto) declarou que não sabe como seu nome foi parar na relação dos 183 parlamentares que supostamente estariam "apoiando" a proposta. "Fiquei perplexo ao ver meu nome na lista. Além de seguir sempre as orientações do meu partido, sou absolutamente contra o terceiro mandato", declarou o deputado Walter Ihoshi.


      
   

 

Efraim Filho fala sobre Democracia na Venezuela

O deputado Efraim Filho (PB) está na Venezuela a convite da Rede Liberal da América Latina (RELIAL), para o IV Congresso RELIAL. O encontro tem como tema a "Liberdade e Democracia - O desafio latino americano: Liberdade, Democracia, Propriedade e Combate a Pobreza" e acontece na capital, Caracas. Convidado a palestrar no evento, o deputado falou sobre "A Democracia na visão da nova geração na América Latina". Efraim recebeu o convite em virtude do trabalho que tem realizado à frente da Presidência Nacional da Juventude Democrata. "A Venezuela foi escolhida como sede em virtude da influência negativa exercida por Hugo Chávez e suas práticas ditatoriais em toda a América Latina, inclusive no Brasil, que tem muitos dirigentes do PT que defendem um terceiro mandato para Presidente", disse Efraim.

Saiba mais

 

Kassab reajusta em 8,75% salários dos professores

Em decreto publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (29), o prefeito Gilberto Kassab autoriza o reajuste de 8,75% aos vencimentos dos quadros dos profissionais da Educação, e no mesmo percentual os proventos dos aposentados e pensionistas da área. Mais de 50 mil professores da rede municipal e 17 mil aposentados serão beneficiados com a medida. Mesmo com o contingenciamento decretado em dezembro de 2008, em função da crise econômica mundial, o prefeito Kassab manteve seu compromisso com os profissionais da Educação ao liberar segunda parcela do reajuste de 37,5%, negociado no ano passado. O reajuste salarial é a última fase do projeto de Reestruturação da Carreira do Magistério, aprovado pelo legislativo no fim de 2007. 

 

 

DEM realiza 1º Seminário de Programas Sociais em Minas

Os municípios do Sudoeste Mineiro terão a oportunidade de conhecer melhor os programas sociais do governo federal e como trabalhar na captação desses recursos. Este é o objetivo do Primeiro Seminário Regional de Programas Sociais do Democratas de Minas Gerais, que acontecerá na Câmara Municipal de Passos, neste sábado, 30, a partir das 9h. O evento contará com a presença de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças do Democratas e da base aliada. O Seminário percorrerá ainda outras quatro regiões do Estado como a Grande BH; o Norte de Minas; Leste de Minas e o Triângulo Mineiro. O evento abordará o atendimento à população de baixa renda realizado pelas prefeituras e a melhor maneira de otimizar os repasses do governo federal.

Saiba mais

 

Leitura Dinâmica

Reforma Política! - Cesar Maia, Folha de S. Paulo

Um sonho de educação - José Roberto Arruda, Correio Braziliense

Muito além do Bolsa Família - Rodrigo Maia, O Globo

Alarme geral na educação - Rogério Lisboa, O Dia

« Voltar para o índice

Para retirar seu e-mail da lista clique aqui.

Você recebeu este e-mail porque foi registrado em http://www.democratasinforma.org.br para receber o boletim informativo do DEMOCRATAS.
Se esta newsletter for bloqueada, adicione contato@democratasinforma.org.br aos seus contatos. Vejas as edições anteriores.
Envie este boletim para um amigo. Filie-se ao partido.

© 2008-2017, DEMOCRATAS. Todos os direitos reservados.
#