Meio ambiente: Esta luta é nossa

Prezada amiga,

Prezado amigo,

 

Hoje, 5 de junho, é Dia do Meio Ambiente. Não é por acaso que o símbolo do Democratas é uma árvore. Queremos defender o meio ambiente de forma consciente e responsável, preservar florestas, multiplicar sonhos e ampliar oportunidades.

As mudanças causadas pela poluição, perda de biodiversidade e aquecimento global deixaram de ser hipóteses no horizonte de médio ou longo prazo. Os efeitos da destruição ambiental estão acontecendo aqui e agora.

Não causarão danos apenas em futuro remoto, conforme pensávamos nas décadas passadas. Prejudicarão cada vez mais a nós mesmos. No tempo presente, na nossa história presente. Mesmo considerando a capacidade de adaptação humana e contando com avanços da ciência, temos de rever nossos procedimentos em relação ao planeta que vivemos para reduzir a velocidade das mudanças e impedir catástrofes. 

A boa notícia é que desde que a vida começou na Terra, há aproximadamente 3,5 bilhões de anos, nossa geração é a primeira a lutar em defesa da preservação da natureza. Temos consciência que a devastação só poderá ser parcialmente revertida por meio da redução da emissão de poluentes por todos os países, a começar pelos mais industrializados.

Não deixa de ser comovente viver em uma época de tantas manifestações de responsabilidade ambiental, principalmente entre os jovens e as crianças. O Brasil é o país de maior diversidade no mundo. Abriga aproximadamente 20% de todas as espécies animais do Planeta. A variedade da flora também é impressionante. De cada cinco espécies vegetais do mundo, uma está aqui.

Não é possível fazer política sem responsabilidade ambiental. A defesa do meio ambiente é uma das principais bandeiras do Democratas.

Conto com você, caro filiado, militante e simpatizante para dar fim a todo e qualquer desmatamento no Brasil. A Amazônia é patrimônio brasileiro que temos de preservar.

Um forte abraço,

 

DEM vai recorrer contra PEC do 3º mandato

O líder do Democratas na Câmara, Ronaldo Caiado (GO), vai tentar anular na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que permite o terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O DEM apresentou nesta sexta-feira requerimento na comissão pedido o arquivamento da proposta. A PEC não pode tramitar porque o deputado Jackson Barreto (PMDB-SE), autor da proposta, "reciclou" assinaturas. Segundo Caiado, o regimento da Câmara exige que, para uma PEC ser reapresentada, o autor recolha novas assinaturas. "Temos que seguir o regimento. Vamos deixar que a CCJ se manifeste", disse.

 

Demóstenes: Cota racial é inconstitucional

O senador Demóstenes Torres (GO) estuda entrar com ação no Supremo Tribunal Federal para declarar inconstitucionais todas as leis sobre sistemas de cotas raciais aplicadas no país. O senador destacou que a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) adiou novamente a votação do projeto que institucionaliza o sistema de cotas. “As cotas raciais podem dividir a sociedade brasileira. É uma proposta discriminatória. Não podemos ser definidos pela cor de nossa pele”, afirma. Demóstenes ressaltou que o partido defenderá na CCJ as cotas sociais, mas quer a declaração de inconstitucionalidade para reservas de vagas que utilizem critérios étnicos.

 

Câmara vai debater construção de muros em favelas no Rio

A Comissão de Desenvolvimento Urbano aprovou nesta terça-feira, 2, dois requerimentos do deputado federal Onyx Lorenzoni (RS) solicitando a realização de Audiência Pública para discutir o processo de construção de muros em torno de comunidades carentes na cidade do Rio de Janeiro. O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e o Secretário Especial de Direitos Humanos, Paulo de Tarso Vannuchi serão convidados a prestar esclarecimentos. Segundo Onyx, a reação por parte da sociedade e até de organizações internacionais como a ONU demanda um debate sério sobre a construção de muros nas favelas. “O sentimento dos moradores dessas comunidades é de perplexidade extrema. E, se não implica uma explícita segregação, aponta para uma futura remoção das famílias ali instaladas”, afirma o deputado no requerimento.

 

Projeto vai acabar com o prefeito itinerante

Os prefeitos reeleitos não poderão mais utilizar a manobra de se candidatar em um município vizinho para tentar permanecer no poder. A Comissão de Constituição e Justiça aprovou projeto de lei do deputado André de Paula (PE) que acaba com o fim da controvérsia em torno dos chamados “prefeitos itinerantes ou profissionais”. “Essa proposta tem como objetivo corrigir uma distorção que nos últimos pleitos vêm se acentuando. Observamos que muitos prefeitos reeleitos – antes do final do segundo mandato – renunciam do cargo e trocam de domicílio eleitoral para poderem ter elegibilidade em outro município” ressaltou o deputado. 

 

Nilmar assume Procuradoria Especial da Mulher

A deputada Nilmar Ruiz (TO) tomou posse nesta terça-feira (2) como Procuradora Especial da Mulher da Câmara dos Deputados, primeiro cargo de direção na história da Câmara a ser ocupado por uma mulher. Nilmar afirmou que a criação da procuradoria foi uma grande vitória para as mulheres da Casa. "Com a Procuradoria poderemos representar avanços na luta pela igualdade social e oportunidades. Hoje a mulher é maioria nas universidades, corresponde ao maior número de aprovados em concursos públicos, mas é minoria nos cargos de comando”, destacou. Uma das funções da Procuradoria será receber e encaminhar aos órgãos competentes denúncias de violência e discriminação contra a mulher e acompanhar as leis e proposições que tramitam na Casa relativas à mulher. 

 

DEM presta solidariedade às famílias vítimas do vôo 447

Em nota oficial, o presidente do Democratas, deputado Rodrigo Maia (RJ), prestou solidariedade às famílias das vítimas do vôo 447 da Air France. “Consternados com o trágico acidente do vôo 447 da Air France que caiu sobre o oceano Atlântico com 228 pessoas a bordo, nós, Democratas, manifestamos nosso pesar e nossa solidariedade a todos os atingidos pelo desastre. Enviamos nossos mais sentidos pêsames e nossas condolências à todas as famílias e a todos os parentes e amigos das vítimas".
       
        

 

Leitura Dinâmica

É a economia, estúpido? - Cesar Maia, Folha de S. Paulo

Tudo ao empreendedor! - Rodrigo Maia, Diário de Petrópolis

Ambiente: Se queremos o mesmo por que brigamos?, Luciano Pizzato, Agência Câmara

« Voltar para o índice

Para retirar seu e-mail da lista clique aqui.

Você recebeu este e-mail porque foi registrado em http://www.democratasinforma.org.br para receber o boletim informativo do DEMOCRATAS.
Se esta newsletter for bloqueada, adicione contato@democratasinforma.org.br aos seus contatos. Vejas as edições anteriores.
Envie este boletim para um amigo. Filie-se ao partido.

© 2008-2017, DEMOCRATAS. Todos os direitos reservados.
#