A importância da saúde da mulher

Prezada amiga,

Prezada amigo,

A mamografia é um exame a que têm direito todas as mulheres a partir de 40 anos. Este tipo específico de exame, que deve se transformar em hábito das mulheres pode reduzir drasticamente a taxa de mortalidade do câncer de mama no Brasil. Se o câncer de mama é diagnosticado precocemente e a mulher recebe um bom tratamento, a cura se torna possível em quase 100% dos casos.

O projeto que dá às mulheres o direito à mamografia, aprovado na Câmara no início deste ano, foi proposto pelo Dr. José Aristodemo Pinotti, um dos maiores especialistas em saúde da mulher que este país já teve. Foi ele o principal responsável pela adoção de inúmeras políticas públicas que asseguraram saúde e longevidade às mulheres.

Foi uma sorte, para o Brasil, contar com um médico como ele. Aqui, as mulheres precisam de informação e de tratamentos preventivos. Pesquisas recentes apontam que, em cada grupo de 14 mulheres nascidas no Brasil, uma poderá ter câncer de mama. Entre os fatores que aumentam o risco de aparecimento da doença, ele destacava a obesidade, hábitos alimentares, estresse, gestação tardia e a não amamentação dos filhos.

Ginecologista de renome internacional e doutor em cirurgia do câncer de colo de útero, outra doença fatal para as mulheres, o Dr. Pinotti criou técnicas inovadoras para reduzir o índice de recidiva, ou seja, a volta da doença. E mesmo com recursos escassos, ele conseguiu obter em Campinas (SP) um índice de mortalidade de câncer de útero abaixo, inclusive, do índice de mortalidade norte-americana.

Nos Estados Unidos, a mortalidade é de é de 3,3 por 100 mil habitantes. Em Campinas, em razão da utilização das técnicas de tratamento do Dr. Pinotti, esse índice caiu para 3 por 100 mil habitantes. O trabalho desenvolvido pelo Hospital da Mulher da Unicamp é reconhecido no mundo todo como referência de tratamento para as mulheres. 

Além das pesquisas e das técnicas inovadoras de cirurgia, o Dr. Pinotti  buscava garantir o acesso, principalmente às mulheres mais necessitadas, a todos os serviços de saúde pelo sistema público. “A única forma de efetuar o diagnóstico e tratar com êxito as doenças graves é por meio da realização dos exames preventivos”, ensinava.

Como vocês podem ver, o Dr. Pinotti nos fará muita falta. Na verdade, confesso a você, amigo filiado e amiga filiada, que durante muito tempo seguirei lamentando a perda irreparável que representou a morte do Dr. Pinotti para o Democratas e para o Brasil. Vítima de um câncer, ele sucumbiu na madrugada da última quarta-feira em São Paulo. 

É isso, um abraço,

 

Lei da Micro e Pequena Empresa entra em vigor

Brasileiros que trabalham por conta própria e têm um negócio não registrado puderam, desde o dia 1º de Julho, aderir a nova disposição da Lei da Micro e Pequena Empresa e se transformar em um Empreendedor Individual. "As vantagens são muitas. Entre elas está a de legalizar a atividade profissional através da obtenção de um CNPJ, para crescer com segurança", declarou o deputado Eduardo Sciarra (PR). Segundo ele, a obtenção do CNPJ é fundamental para que o Empreendedor Individual possa ampliar seu negócio uma vez que poderá vender e prestar serviços a grandes empresas e participar, inclusive, de licitações públicas. E ainda terá acesso a linhas de crédito especiais através do Banco do Brasil. Além disso, fará parte de uma rede de empreendedores amparados pelo próprio SEBRAE através de cursos de capacitação e assessoria.
      
      
      

Saiba mais

 

DEM pede o licenciamento temporário de José Sarney

A bancada do Democratas no Senado decidiu nesta terça-feira, 30, pedir o licenciamento temporário do presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), enquanto durarem as investigações de irregularidades administrativas no Senado. A decisão foi consensual da bancada do DEM. "A posição é partidária e consensual de propor que o presidente Sarney se licencie da presidência pelo prazo em que as investigações que correm sob a responsabilidade de funcionários do Senado, acompanhadas pelo Ministério Público e pelo TCU [Tribunal de Contas da União] se encerrem. Propomos isso para garantir perante a sociedade a isenção das investigações da instituição Senado", disse o senador. O líder do partido ressaltou ainda que o objetivo da proposta de afastamento é garantir a credibilidade das apurações.

 

Carga tributária massacra os mais pobres, confirma Ipea

Estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) revela que os 10% mais pobres da população brasileira destinam 32,8% da sua renda para o pagamento de tributos, enquanto que para os 10% mais ricos, o ônus estimado é de 22,7% da renda. Paulo Bornhausen (SC) afirma que não há empenho por parte do governo para mudar essa realidade apontada pelos números da pesquisa. “Se Lula realmente se preocupasse com os pobres, ele faria o que o Democratas tem como bandeira, que é reduzir a carga tributária que massacra o cidadão”, diz o deputado. Outro ponto revelado pela pesquisa é o de que os brasileiros com remuneração de até dois salários mínimos precisam trabalhar praticamente o dobro de dias daqueles com renda maior que 30 salários mínimos para pagar tributos.

 

Democratas prestam homenagem ao Dr. Pinotti

Os parlamentares democratas lamentaram profundamente o falecimento do deputado e médico José Aristodemo Pinotti (DEM-SP) nessa quarta-feira, 01. O presidente do DEM, Rodrigo Maia disse que Pinotti era exemplo de solidariedade humana e de responsabilidade social e política. "Cuidou das mães, das filhas e das netas de inúmeras famílias de São Paulo e do Brasil. Brasil perdeu o médico da família", destacou. O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab acrescentou que Pinotti estava dando "mais uma contribuição à cidade de São Paulo como secretário especial da Mulher". Os senadores Kátia Abreu (TO) e Marco Maciel (PE), juntamente com outros parlamentares, apresentaram requerimento de voto de pesar pelo falecimento do Dr. Pinotti. Na Câmara, o líder Ronaldo Caiado ressaltou que Pinotti foi como médico referência mundial e o descreveu como um homem portador de uma inteligência ímpar.

Saiba mais

 

Democratas lança nacionalmente o Agenda Família na Bahia

O Democratas e a Fundação Liberdade e Cidadania vão lançar nacionalmente o programa Agenda Família, em Paulo Afonso, na Bahia. O evento ocorre no próximo dia 10 de julho, no Centro de Cultura Lindinalva Cabral e reunirá lideranças políticas do DEM, PSDB e PPS. Segundo o deputado Luiz Carreira, coordenador da unidade de governo do Democratas, confirmaram presença o presidente do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ), do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE) e do PPS, Roberto Freire (PE). Carreira disse que o evento levará ao conhecimento das nossas lideranças como funcionará o programa, que terá as prefeituras interagindo diretamente com cada família. "Estamos propondo a 3ª geração dos programas sociais para que essas famílias, que já são atendidas pelo Bolsa Família, possam sair, de fato, da condição de pobreza e indigência através da Agenda Família", disse o deputado.

 

Leitura Dinâmica

Enquanto isso, a oposição - Rodrigo Maia, Jornal do Brasil

Repensar as medidas provisórias - Marco Maciel, Folha de S. Paulo

Ken Starr e Joseph McCarthy - Cesar Maia, Folha de S. Paulo

« Voltar para o índice

Para retirar seu e-mail da lista clique aqui.

Você recebeu este e-mail porque foi registrado em http://www.democratasinforma.org.br para receber o boletim informativo do DEMOCRATAS.
Se esta newsletter for bloqueada, adicione contato@democratasinforma.org.br aos seus contatos. Vejas as edições anteriores.
Envie este boletim para um amigo. Filie-se ao partido.

© 2008-2017, DEMOCRATAS. Todos os direitos reservados.
#