Jovens são a nossa prioridade

Prezada amiga,

Prezado amigo,

A contribuição da juventude é insubstituível. Nada supera a força, o entusiasmo e a capacidade do jovem de enfrentar e vencer desafios. Por esta razão, acredito que a luta para fazer do Brasil o país de oportunidades que nossos jovens estão sendo obrigados a buscar em lugares distantes é um dos principais compromissos do Democratas.

Não é fácil ser jovem no Brasil. Aqui, a juventude, principalmente na periferia das  grandes cidades, é a maior vítima da insegurança e do desemprego. O jovem vive numa encruzilhada:  não consegue vaga no mercado de trabalho porque não têm experiência, mas só pode obter experiência se conseguir lugar no mercado. E tudo piorou com a crise da economia.   

Relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) mostra que 67,5% dos jovens brasileiros entre 15 e 24 anos estão desempregados ou na informalidade. O déficit é maior entre as mulheres jovens (70,1%) e entre os jovens negros (74,7%). As jovens negras sofrem discriminação de gênero e de raça. O desemprego e a informalidade alcançam 77,9% das pessoas que pertencem a este grupo. Além de elevar os graus de escolaridade no país, o desafio é melhorar a qualidade da educação, segundo a OIT.

Temos de fazer bem mais. Na minha avaliação, precisamos construir uma agenda de emprego para a juventude que funcione, de forma rápida e efetiva. Temos de construir ainda as linhas gerais de uma nova política social. Para ser digna deste nome, esta política tem de garantir serviços educacionais eficientes e adequados. Precisamos de ações objetivas, funções definidas dos órgãos públicos, responsabilidades, prazos e metas. É o mínimo. Afinal, nenhum país constrói o desenvolvimento sem o talento e a energia dos seus jovens.

 

Um forte abraço e até a próxima semana,

 

Paulo Afonso é pioneira no Agenda Família

O Democratas e a Fundação Liberdade e Cidadania lançaram nessa sexta-feira, 10, em Paulo Afonso (BA), o programa Agenda Família, a terceira geração de programas sociais que propõe o partido. Ao lado do prefeito de Paulo Afonso, Anilton Bastos (DEM) marcaram presença o ex-governador Paulo Souto (BA), o presidente do DEM, Rodrigo Maia (RJ), o presidente da Fundação, deputado Aleluia (BA), os deputados federais ACM Neto (BA), Luiz Carreira (BA), Jorge Koury (BA), José Carlos Machado (SE), Nilmar Ruiz (TO), os presidentes do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE) e do PSDB na Bahia, Antonio Imbassay, e várias lideranças locais. "Estamos dando um passo grande ao lançar nacionalmente esse programa em uma cidade como Paulo Afonso", disse Aleluia no galpão lotado do Centro Cultural Lindinalva Cabral. Já ACM Neto destacou a união do DEM e o PSDB na Bahia.

Saiba mais

 

Agripino reafirma pedido de licença de Sarney

Em discurso no plenário do Senado, o líder do Democratas, José Agripino (RN), reafirmou o pedido de licença temporária ao presidente do Congresso, José Sarney (PMDB-AP), até que as investigações envolvendo parentes e ex-subordinados do parlamentar do Amapá sejam concluídas. O pedido de licença do presidente é quase unanimidade entre os maiores partidos da Casa e ainda não ocorreu devido à indecisão do PT, que a princípio apoiou o afastamento, mas, depois da interferência do presidente Lula, voltou atrás. Na próxima terça-feira (14), o líder vai reunir sua bancada para propor que todas as denúncias envolvendo o Senado Federal, nos últimos meses, sejam acompanhadas tanto pela sindicância interna da Casa quanto pelo Tribunal de Contas da União e Ministério Público da União.

Saiba mais

 

Deputados regulam uso da internet em campanhas

Autor da emenda que tratou da liberação do uso da internet nas campanhas eleitorais, o líder do Democratas na Câmara, deputado Ronaldo Caiado (GO), disse que em 2010 a internet terá um peso nunca visto nos pleitos do País. "É a chance de aumentar os votos de opinião. O eleitorado vai participar ativamente e não será um mero espectador. É a participação popular", comemorou Caiado. De acordo com o líder do DEM, a reforma eleitoral aprovada pela Câmara permite que sites de mensagens instantâneas, blogs e redes sociais de qualquer candidato, partido ou pessoa comum façam campanha a partir do dia 5 de julho de 2010. Caiado colheu nas últimas semanas opiniões sobre o assunto por meio do Twitter e de seu blog. "O principal é que não houve censura", ressaltou. A proposta proibiu ainda qualquer tipo de propaganda paga. Mesmo que de graça, fica vetada o uso de sites de pessoas jurídicas, com destinação profissional.

Saiba mais

 

DEM lança cartilha do Micro Empreendedor Individual

O Democratas lançou na última quarta-feira (8), na Câmara dos Deputados, a Cartilha do Microempreendedor Individual, durante o Seminário ‘O Empreendedor Individual como Política Nacional de Inclusão e Formalização’. A cartilha foi construída por um grupo de gestores de mais de 500 cidades no País e surgiu a partir da aprovação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. Segundo o deputado Carlos Melles (MG), que foi presidente da Comissão Especial das Micro e Pequenas Empresas, esta é uma das mais importantes leis já aprovadas no Congresso Nacional, nas últimas legislaturas e ressalta a importância da cartilha para orientar os trabalhadores autonômos. "É com muita alegria que no quarto mandato de minha atividade parlamentar, pude participar ativamente de todo o processo de construção dessa Lei, que é a maior de inclusão social já aprovada no Congresso Nacional. Uma Lei a favor do cidadão brasileiro, de inclusão e que eu costumo denominar de Lei do ganha-ganha onde todos são beneficiados: cidadãos, empresários e governo", disse Melles.      
      
      

 

ACM Neto diz que governador está desequilibrado

Em discurso no plenário da Câmara Federal, o deputado ACM Neto disse que o governador da Bahia, Jaques Wagner, “está desequilibrado”. “Trago aqui a minha solidariedade aos prefeitos baianos que foram ofendidos pelo governador. Imaginem que o governador ultrapassou os limites do bom-senso e demonstrou uma completa falta de educação ao chamar os prefeitos, que têm mandato popular, de birutas de aeroporto”. Segundo ACM Neto, o governador, que gosta de falar em democracia, “é autoritário e tem dificuldade de lidar com as reivindicações”. “Ele deveria ouvir as reivindicações e mudar o seu governo, já que a Bahia está paralisada, com índices alarmantes de violência, com a saúde e a educação em caos”. ACM Neto disse que, com Wagner à frente do governo, a Bahia deixou de ser o Estado catalisador de investimentos no Nordeste.
     

 

Leitura Dinâmica

América Latina 2009! - Cesar Maia, Folha de S. Paulo

A saúde perde Pinotti - Rodrigo Maia, Diário de Petrópolis

Torpeza bilateral - Demóstenes Torres, Blog do Noblat

Dr. Pinotti: o grande homem da saúde - Deputado Guilherme Campos

« Voltar para o índice

Para retirar seu e-mail da lista clique aqui.

Você recebeu este e-mail porque foi registrado em http://www.democratasinforma.org.br para receber o boletim informativo do DEMOCRATAS.
Se esta newsletter for bloqueada, adicione contato@democratasinforma.org.br aos seus contatos. Vejas as edições anteriores.
Envie este boletim para um amigo. Filie-se ao partido.

© 2008-2017, DEMOCRATAS. Todos os direitos reservados.
#