Democracia exige respeito às leis

Prezado amigo filiado,

Prezada amiga filiada,

Ser otimista ou pessimista não muda os fatos, mas sou otimista. Sempre acho que teremos boas notícias, depois de episódios ruins. Agora mesmo, estou aguardando boas notícias sobre a sucessão presidencial, uma vez que as últimas informações, infelizmente, não podem ser vistas como positivas.

A impunidade do presidente da República é assustadora. Confesso a vocês que tem sido um constrangimento ver o presidente Lula da Silva no comando de uma campanha eleitoral antecipada e totalmente ilegal.

Nessa batida, na minha avaliação, o processo político do Brasil acabará perdendo totalmente a credibilidade. Como convencer algum interlocutor de país civilizado que vivemos numa democracia com igualdade nas condições de disputa eleitoral entre partidários da oposição e do governo? Não vivemos.

Este deboche do presidente Lula e da ministra-candidata Dilma Rousseff correndo o país em campanha eleitoral ilegal com a desculpa esfarrapada de visita às obras do PAC é vergonhoso para todos nós e representa uma afronta aos marcos legais.

Não tenho dúvidas a este respeito, mas volto a dizer a vocês que sou otimista e acredito, sinceramente, que haverá providências contra essa ilegalidade por iniciativa do Ministério Público e por decisão da Justiça e da sociedade.

Um forte abraço,

 

Caiado: DEM fez acordo para criação de CPMI

O líder do DEM na Câmara dos Deputados, Ronaldo Caiado, declarou que a decisão de abrir sessão do Congresso Nacional na próxima quarta-feira foi resultado de um acordo firmado pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), com a bancada do DEM. A sessão será aberta para a leitura do requerimento de criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do Campo. Segundo Caiado, o acordo foi articulado pelo líder do DEM no Senado, José Agripino Maia. A CPMI está sendo proposta pelos deputados Onyx Lorenzoni (RS), Ronaldo Caiado (GO), e pela senadora Kátia Abreu (TO) para investigar supostos repasses ilegais de verba do governo federal para o MST. Segundo Onyx, o documento será protocolado apenas um dia antes da sessão do Congresso Nacional para evitar o que ocorreu na semana retrasada, quando após leitura do pedido de criação da CPMI do MST, vários deputados da base governista retiraram o endosso ao documento.

 

Saiba mais

 

Kátia Abreu: situação do campo é de calamidade pública

A reforma agrária brasileira está longe do ideal. Pesquisa do Ibope apresentada pela senadora Kátia Abreu mostrou que a situação dos moradores no campo está, muitas vezes, ultrapassando a linha da miséria. Dos mil entrevistados pelo Instituto que vivem nos assentamentos da reforma, 73% não geram renda na propriedade onde vivem e apenas 27% produzem o suficiente para família e algum excedente para a venda. Atualmente, o Brasil conta com 8.310 assentamentos - 40% no estado do Pará. Ainda de acordo com os dados do Ibope, 19% desses assentamentos têm trabalho infantil, 14% não têm banheiro, e 83% dos assentados nunca fizeram um curso de qualificação profissional. "Estamos criando verdadeiras favelas rurais. Nos últimos 15 anos tivemos um recuo exorbitante nas políticas públicas do campo", afirmou a senadora que é presidente da CNA. A senadora criticou ainda os instrumentos de trabalho oferecidos a esses trabalhadores rurais, segundo pesquisa: 97% fazem uso da enxada, 94% da foice, 92% da pá, 28% de serrote, 21% de machado e apenas 9% fazem uso trator. "Não tem propriedade rural que não possa gerar renda com instrumentos na idade da pedra, sem nenhuma condição para isso", reforçou Kátia Abreu.

 

ACM Neto quer unificar oposição contra PEC da Wagareza

O deputado ACM Neto disse que vai conversar com cada um dos parlamentares da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia para tentar unificar a posição da bancada sobre a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que concede pensão vitalícia aos ex-governadores baianos. Neto afirmou que até segunda-feira, quando viaja para Brasília e pretende fazer um discurso contra "essa imoralidade", quer convencer todos os deputados do DEM que a proposta é ruim e que foi feita sob medida para agradar o governador Jaques Wagner (PT). "Não podemos permitir que essa imoralidade siga adiante. Temos que trabalhar para impedir que o projeto sequer entre em votação", ressaltou o democrata. O ex-governador Paulo Souto (DEM) já sinalizou ser contra a proposta, assim como aliados de outros partidos, a exemplo do senador César Borges, presidente do PR. "Se tivermos unidos, vamos ter mais chances de mobilizar a imprensa e a sociedade contra essa indecência proposta pelo senhor Marcelo Nilo e que tem o apoio do senhor Jaques Wagner", declarou.

 

Arruda inaugura 1ª Vila Olímpica do DF

Ao lado do Rei Pelé, o governador do Distrito Federal José Roberto Arruda inaugurou ontem, na cidade satélite de Samambaia, a primeira Vila Olímpica do Distrito Federal, o maior complexo esportivo público da capital. O espaço foi batizado de "Vila Olimpíca Rei Pelé", em homenagem ao rei do futebol. O complexo esportivo de 22 mil metros quadrados vai oferecer 17 modalidades de esportes aos estudantes da rede pública. Outras 11 já estão em construção. A idéia é atender quatro mil estudantes no complexo esportivo. "Queremos uma Vila Olímpica em cada cidade para que todas as crianças humildes possam fazer esporte, dentro do projeto da educação integral", afirmou o governador, ressaltando que o complexo esportivo em Samambaia leva o nome de Pelé por ser o Rei do Futebol um grande exemplo de quem venceu na vida por meio do esporte. "Tenho certeza de que teremos muitos bons exemplos como o dele", acredita Arruda. "Temos aqui profissionais de gabarito para preparar, educar e formar grandes atletas. Muitas crianças daqui poderão ajudar o Brasil nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016", declarou Pelé.

 

 

Leitura Dinâmica

O PT e a sétima arte - Solange Amaral, O Globo

TAV - Desenvolvimento em alta velocidade, Deputado Guilherme Campos 

200 anos - Cesar Maia, Folha de S. Paulo

Para quem servem os "fantasmas"? - Rodrigo Maia, Diário de Petrópolis

« Voltar para o índice

Para retirar seu e-mail da lista clique aqui.

Você recebeu este e-mail porque foi registrado em http://www.democratasinforma.org.br para receber o boletim informativo do DEMOCRATAS.
Se esta newsletter for bloqueada, adicione contato@democratasinforma.org.br aos seus contatos. Vejas as edições anteriores.
Envie este boletim para um amigo. Filie-se ao partido.

© 2008-2017, DEMOCRATAS. Todos os direitos reservados.
#