Pré-sal: Governo erra e escolhe modelo atrasado

Prezado amigo filiado,

Prezada amiga filiada,


Algumas coisas na vida da gente dão muito certo, outras mais ou menos e tem aquelas que não vão para a frente de jeito nenhum. Na história dos países e das instituições não é diferente: a maioria das decisões dá certo, mas há muitas escolhas que são erradas.

Preservar e aperfeiçoar as decisões que funcionam para impulsionar nosso desenvolvimento é um dos desafios do nosso tempo. Nesse sentido, considero que o atual sistema de concessão para operadoras de petróleo - adotado no Brasil em 1997 - representa um enorme avanço.

Desde que houve abertura do mercado para empresas estrangeiras e o monopólio estatal do petróleo chegou ao fim, há setores estatizantes do PT inconformados porque o sistema funciona muito bem e permite parcerias entre o Estado e a livre iniciativa. Agora, durante a votação dos projetos que definirão as normas para a exploração de petróleo nas camadas de pré-sal, o presidente Lula quer mudar as regras do jogo.

O Democratas não concorda com isso. O sistema atual é melhor e mais adequado. A proposta do governo, aliás, não passa de cópia dos atrasados sistemas da Venezuela, da Líbia e do Irã. E ainda tem o agravante de provocar desavenças entre os estados produtores de petróleo. Acho que não devemos brigar. Quem tem de ceder é a União que fica com 60% do pré-sal e na nova partilha está abocanhando quase 80%.

Outro erro do governo é impedir o uso do FGTS no processo de capitalização da Petrobras. O dinheiro é do trabalhador, não do governo. E qual é o problema em trabalhadores brasileiros serem acionistas da Petrobras?

É isso, um forte abraço e até a semana que vem,

 

Oposição cobra do governo explicação sobre patrocínios

O líder do Democratas na Câmara, Ronaldo Caiado (GO), apresentou nesta quarta-feira (25) à Mesa da Câmara requerimento que solicita a 24 ministros do Executivo informações sobre eventuais contratos celebrados com as empresas que patrocinaram o filme: Lula, o filho do Brasil. Após o encaminhamento da Câmara, os ministros têm 30 dias para enviarem as informações solicitadas. Caso se confirme o vinculo das empresas com algumas das pastas, o requerimento pede as cópias "integrais" dos processos de licitação (quando houver), da documentação apresentada pelas empresas financiadas para tomarem o empréstimo e, por fim, cópia dos respectivos processos de pagamento. Segundo os produtores, R$ 12 milhões foram investidos na produção do filme. "Numa situação em que o público e o privado podem se confundir, já que nunca na história deste país se viu, antes, um chefe de governo se promovendo, em pleno mandato, com o lançamento de uma biografia cinematográfica, é imprescindível que esta Casa exercite sua função de fiscalizar, para que não pairem dúvidas", ressaltou Caiado.

 

Senado aprova projeto que regulamenta profissão de repentista

Foi aprovado, por unanimidade, na Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal, nesta quarta (25), o projeto do deputado André de Paula que regulamente a profissão de cantadores e violeiros improvisadores; emboladores e cantadores de coco; poetas repentistas, declamadores e escritores da literatura de cordel que vão passar a integrar o rol de profissionais reconhecidos pela CLT. Através do projeto esses profissionais passam a ter benefícios como o direito à aposentadoria. Com a aprovação da nova lei - que entra em vigor na data de sua publicação oficial com a sanção do Presidente da República - depois de séculos de som e suor, os repentistas vão ter o seu trabalho reconhecido e sua arte valorizada.

 

Seminário em Natal discute a participação da mulher na política

Promovido pelo Democratas Mulher nacional e pelo Democratas Mulher do Rio Grande do Norte, o partido realizou hoje em Natal o seminário "A Cidadania da Mulher e a Participação Política". O evento reuniu, entre outros, Anita Catalão, presidente do Mulher Democratas no RN, deputada Solange Amaral, presidente nacional do Mulher Democratas, deputado Rodrigo Maia, presidente Nacional do Democratas, senador José Agripino, senadora Rosalba Ciarlini, deputados federais Felipe Maia, Betinho Rosado, deputados estaduais José Adécio, Getúlio Rêgo, vereador Ney Lopes Junior, Micarla de Souza, Prefeita de Natal. O objetivo do evento é fortalecer o debate em torno das questões que envolvem a mulher potiguar na luta pela implantação de políticas públicas voltadas fundamentalmente para a igualdade de gênero. O encontro também pretendeu alertar sobre a importância da capacitação da mulher para o desempenho de suas funções nos mais variados setores da nossa sociedade. Convidado a participar do evento Marcelo Garcia, Presidente da Associação Nacional dos Secretários Municipais de Assistência Social falou sobre Políticas Sociais e Desenvolvimento Social no Brasil. Já a deputada Solange Amaral debateu sobre a importância da Mulher na Política e no Parlamento.

 

DEM realiza em Minas encontro para implantar a Rede 25

Nesta segunda-feira (23), o Democratas de Minas Gerais realizou encontro reunindo a juventude, deputados federais, estaduais e pré-candidatos para a primeira reunião nos Estados para o lançamento da Rede 25, a rede interna do partido, que vai interligar políticos e lideranças em todo o país, com a unificação de informação via internet. O evento contou com a presença do presidente nacional do Democratas, deputado Rodrigo Maia, do presidente do Democratas de Minas Gerais, deputado federal Carlos Melles, dos deputados federais Vitor Penido e Marcos Montes, dos deputados estaduais Dr. Viana, Elmiro Nascimento, Jairo Lessa e também do Secretário Estadual de Esportes, Gustavo Corrêa. Na abertura, o deputado Carlos Melles destacou a importância do papel da juventude para o partido. Segundo ele, o DEM MG não vai poupar esforços para capacitar e ajudar os jovens democratas para as próximas eleições e defendeu a utilização da Rede25 para maior integração.

Saiba mais

 

Leitura Dinâmica

Razões para uma reflexão crítica - Senador Marco Maciel, O Estado de S. Paulo

"Flash forward"- Cesar Maia, Folha de S. Paulo

« Voltar para o índice

Para retirar seu e-mail da lista clique aqui.

Você recebeu este e-mail porque foi registrado em http://www.democratasinforma.org.br para receber o boletim informativo do DEMOCRATAS.
Se esta newsletter for bloqueada, adicione contato@democratasinforma.org.br aos seus contatos. Vejas as edições anteriores.
Envie este boletim para um amigo. Filie-se ao partido.

© 2008-2017, DEMOCRATAS. Todos os direitos reservados.
#